A endoscopia é uma técnica de recente aplicação na medicina veterinária, que permite visualização direta do órgão analisado, de forma não invasiva e segura. É utilizada como método diagnóstico e até mesmo terapêutico de diversas enfermidades que acometem cães e gatos.

  É também, o meio mais confiável de avaliação e de obtenção de amostras de tecidos (biópsias) sem necessidade de recorrer à cirurgia. Este exame, em sua maioria, é feita para visualização de trato gastrointestinal (esôfago, estômago, duodeno, cólon e reto).

  A endoscopia é a técnica de imagem que mais complementa outros métodos, e que está especialmente indicada diante de certos sintomas como: vômito, diarréia, sangue nas fezes, ingestão de corpos estranhos (bolinhas, brinquedos, pedaços de madeira e etc.), emagrecimento, falta de apetite, salivação intensa, dor abdominal, tosse, secreção nasal, dentre outros.

  Para que o exame seja realizado é necessário que o animal seja submetido à anestesia geral, por isso a indicação do procedimento pode ser feita somente após uma cuidadosa avaliação do clínico veterinário.