A ultrassonografia é um método de exame de imagem não invasivo, muito eficaz no diagnóstico de enfermidades abdominais, devido à sua sensibilidade aos tecidos moles, como órgãos internos, tecido subcutâneo, mamas e testículos. A ultrassonografia também é utilizada para acompanhamento gestacional e avaliação das regiões: cervical, torácica, articular e ocular. A ultrassonografia também é utilizada para guiar procedimentos como punções aspirativas e biópsias, dando agilidade ao diagnóstico final.

  O Itavet dispõe de equipamento com Doppler colorido, que possibilita identificar e mapear a vascularização dos órgãos e tecidos, inclusive de tumores, e, Doppler espectral , que qualifica e quantifica esse fluxo vascular.

  O aparelho de ultrassom não utiliza radiação ionizante. Produz suas imagens através da emissão de ondas sonoras pelos transdutores, que irão de encontro com as estruturas de interesse, retornando aos mesmos (eco), sendo transformadas em ondas mecânicas pelos cristais piezoelétricos, gerando a imagem de acordo com a densidade de cada tecido.

  As técnicas de imagem (radiologia e ultrassonografia) tem diferentes aplicações, e em muitos casos se complementam.